CHEFS CONVIDADOS

Vinte e um chefs italianos convidados integram a Settimana de 2022. A edição que celebra 10 anos deste encontro gastronômico vai ter a maior comitiva de participantes estrangeiros da sua história – somando chefs e colaboradores, serão 28 profissionais de cozinha.

Duas dezenas de chefs italianos, que vão atuar junto com as brigadas de cozinha de 20 restaurantes paulistanos, contarão com o reforço de um 21º integrante neste ano. O chef do Lazio Claudio Rocchi, que se expressa muito bem em português, virá exclusivamente para participar de atividades culturais abertas ao público, em instituições como Universidade de São Paulo, Anhembi-Morumbi, Senac, Etec e Istituto Italiano di Cultura.

O resto do grupo vai representar as 20 regiões italianas, cada um deles coordenando o preparo de um menu típico do seu território de 24 a 30 de outubro. Entre os chefs convidados estão nomes como o de Roberto Cerea, do 3 estrelas Michelin Da Vittorio, na Lombardia. Giovanni Vanacore, do Rossellinis Palazzo Avino, na Campania, Caterina Ceraudo, do Dattilo, na Calabria, e Alessandro Di Gennaro, que trabalha ao lado do irmão Stefano no Quintessenza, na Puglia, comandam cozinhas 1 estrela Michelin.

A lista também conta com chefs veteranos da Settimana, que vão somar cinco participações no evento deste ano. É o caso de Giacomo Campodonico, da Liguria, Maurizio Morini, da Emilia-Romagna, e das mulheres Barbara Settembri, de Marche, e Pinuccia di Nardo, da Sicilia. Aliás, o time feminino de profissionais ganha a maior representatividade de todos os tempos na Settimana, com a vinda das chefs estreantes Caterina Ceraudo, da Calabria, Eleonora Masella, do Lazio, e Emanuela Marcon, do Veneto.

Completam o rol de estreantes da Settimana os chefs Clemente Maiorano, do Abruzzo, Giovanni Vanacore, da Campania, Lucio Testa, do Molise, Antonio Furolo, do Piemonte, Alessandro Di Gennaro, da Puglia, Pietro Cacciatori, da Toscana, Paolo Betti, do Trentino-Alto Adige, Massimiliano Piccirillo, da Umbria, e Christian Turra, do Valle d'Aosta.

Confira abaixo quem são os 21 chefs italianos participantes, quais as suas respectivas regiões e onde encontrá-los durante a Settimana.